sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

ABC Japan oferece curso preparatório para Avaliação de Proficiência na Língua Japonesa N4

O curso será online e gratuito, voltado a jovens estrangeiros de 13 a 22 anos

Curso preparatório para a Avaliação de Proficiência na Língua Japonesa (JLPT) N4
A NPO ABC Japan, com apoio da Diverse Roots Inclusive Society (外国ルーツ青少年未来創造事業), lançará a partir de abril de 2021 o “Curso preparatório para a Avaliação de Proficiência na Língua Japonesa (JLPT) N4 para jovens”, gratuito e online, voltado exclusivamente a jovens estrangeiros de 13 a 22 anos.

Em 2020, como medida de auxílio à comunidade brasileira durante a pandemia do coronavírus, foi criado o “Curso preparatório para a Avaliação de Proficiência na Língua Japonesa (JLPT) N3 e N2 para jovens”, também com apoio da Diverse Roots Inclusive Society, e posteriormente o “Curso preparatório para a Avaliação de Proficiência na Língua Japonesa (JLPT) N3 para adultos”, devido a alta procura de um curso para adultos na época.

Durante a divulgação dos cursos, houve uma grande demanda de jovens por um curso voltado para o nível N4 da avaliação. Pensando nisso, a ABC Japan buscou novamente o suporte governamental para poder expandir a oferta das aulas para este público no ano seguinte.

A pandemia do coronavírus afetou muitas famílias economicamente, devido à redução e ao corte de vagas de trabalho. Nesta situação, o acesso à educação dos jovens estrangeiros no Japão se tornou mais difícil e a concorrência no mercado de trabalho ainda mais acirrada.

A língua japonesa é uma importante ferramenta de acesso a novas oportunidades profissionais. A ABC Japan acredita que explorar e incentivar as habilidades dos jovens estrangeiros é essencial para o futuro de toda a comunidade estrangeira.

O intuito do curso é dar mais uma forma de acesso para o aperfeiçoamento da língua japonesa aos jovens estrangeiros no Japão, um passo importante para a uma melhor adaptação à sociedade local.

Descrição do curso:
Aulas online gratuitas semanais para suporte a crianças e adolescentes (até 22 anos) que vão realizar a Avaliação de Proficiência na Língua Japonesa (JLPT) no nível N4.

As aulas da turma do N4 serão ministradas através da plataforma Zoom. Será necessário ter um dispositivo com acesso à plataforma e uma conexão à internet.

Um teste de nível será realizado junto ao formulário de inscrição para avaliar se o jovem tem condições de acompanhar o curso.

Fica sob responsabilidade do aluno a aquisição dos livros didáticos, que custam por volta de ¥3.500. 

Inscrições podem ser feitas por um formulário online (aqui).
Contato: educar@abcjapan.org
Fonte: Alternativa

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Imposto de renda: o que muda em 2021

Com os diversos benefícios concedidos pelo governo como medida especial durante a epidemia do coronavírus no Japão, o que declarar e o que não precisa declarar

imposto de renda
Em 16 deste mês começa o período para apresentar a declaração do imposto de renda sobre a receita obtida durante o ano de 2020. O prazo para as pessoas físicas, em geral, é até 15 de março e para as firmas individuais até 31 de março.

Este ano é um pouco diferente dos anos anteriores, pois o governo concedeu diversos benefícios para as pessoas físicas e jurídicas.

Entre eles, o de sustentabilidade das firmas individuais, micro e pequenas empresas (持続化給付金), o jizokuka kyuufukin, no valor de 1 ou 2 milhões de ienes, o de suporte ao pagamento do aluguel (家賃支援給付金), o yachin shien kyuufukin, entre outros. 

Para as famílias foram concedidos o benefício de valor fixo (特定定額給付金), no valor de 100 mil ienes por pessoa. 

O que declarar
O benefício de valor fixo, de 100 mil ienes por pessoa, não precisa ser declarado como renda.

Mas, se é autônomo ou tem firma individual e recebeu os demais benefícios, precisa declará-los como receita. Se a omissão for descoberta, será cobrado como um imposto inadimplente. E, se for considerado um ato malicioso, ​​impostos adicionais serão cobrados.

O que providenciar e onde fazer
Para a declaração de renda é preciso ter em mãos o 源泉徴収票 (gensen choshu-hyo), o qual pode ser obtido na prefeitura da cidade onde reside, comprovantes das empresas seguradoras, além do documento pessoal de identidade como o cartão My Number. 

Se quiser ir ao local para receber orientações, a NTA-Agência Tributária Nacional informa que as respectivas sub agências estarão distribuindo bilhetes de entrada, somente através do app LINE. 

Como no ano passado, o governo está incentivando a população a fazê-lo online – e-Tax – para evitar aglomerações nos locais. Tem um vídeo no YouTube ensinando como fazê-lo através do smartphone, em japonês.

Fonte: Portal Mie com NTA e Money Post