terça-feira, 30 de março de 2021

Ministério publica modelo de formulário de vacinação traduzido em vários idiomas

O Ministério da Saúde divulgou em 12 idiomas informações básicas sobre a vacinação contra Covid-19

Vacinação contra Covid-19
O Ministério da Saúde divulgou modelos de formulário de vacinação contra Covid-19 e cartas de aviso traduzidos em 12 idiomas em seu site (clique aqui para abrir) para residentes estrangeiros que têm dificuldades em compreender o japonês.

Foram divulgadas informações básicas sobre vacinação, incluindo aqueles que podem ser inoculados, os possíveis efeitos colaterais e como uma pessoa pode receber as doses. O formulário de consentimento lista condições de saúde que as pessoas deveriam observar antes de receber a vacina.

Até agora o documento foi traduzido em 12 idiomas – inglês, árabe, francês, indonésio, coreano, birmanês, nepalês, português, russo, espanhol, filipino e tailandês – para ajudar cidadãos estrangeiros a preencherem o formulário original.

Os documentos japoneses serão enviados com antecedência a residentes registrados para garantir que as pessoas entendam sobre as vacinas contra Covid-19. Quando é a vez da pessoa ser vacinada, ela precisa fazer uma reserva online ou por telefone em uma clínica ou centro de vacinação em seu município.

Todas as pessoas elegíveis para receber as doses terão que apresentar o questionário de verificação com seu histórico médico e informação sobre se ela se encaixa em um dos grupos alvo com maior prioridade de imunização.

Aqueles que não compreendem o idioma japonês podem comparar com a versão traduzida, preencher o formulário de consentimento e remetê-lo ao local de vacinação, ao invés de escrever naquele em língua estrangeira disponível no site. Médicos e profissionais de enfermagem que vão verificar os formulários podem não compreender outra língua que não seja o japonês.

Residentes estrangeiros têm as mesmas condições para vacinações que os japoneses.

O governo assinou contratos com a Pfizer, Moderna e AstraZeneca PLC para um total de 314 milhões de doses. As vacinas, que são destinadas a pessoas maiores de 16 anos, serão aplicadas gratuitamente.

Vacinações para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos começarão em meados de abril, enquanto o público geral deve começar a ser imunizado em torno do verão.

O ministério disse que divulgará os documentos em mais 4 idiomas: quemer, mongol, vietnamita e chinês simplificado e tradicional.
Fonte: Portal Mie com Japan Times

segunda-feira, 15 de março de 2021

Japão muda postura e pode emitir certificado de vacinação contra Covid19, diz ministro

O governo vinha se mostrando contra a medida por considerar que ela geraria a exclusão de algumas pessoas

certificado de vacinação
O governo do Japão está considerando seriamente a emissão de certificados para aqueles que foram vacinados contra o coronavírus, segundo o ministro Taro Kono, responsável pela distribuição dos imunizantes no Japão. 

Vários países já criaram certificados para permitir que as pessoas possam viajar com segurança novamente, como é o caso de Israel, publicou a Kyodo News. 

“Se solicitados internacionalmente, podemos emitir certificados de inoculação”, disse Kono em uma sessão do parlamento nesta segunda-feira (15), acrescentando que os certificados podem ser processados por meio de sistemas governamentais de gestão de vacinas.

O anúncio de Kono muda a postura do governo, que até então não concordava com a emissão de tal documentação, na certeza de que um certificado excluiria as pessoas que não podem ser vacinadas por causa de alergias. 

O Japão segue em sua corrida contra o tempo, vacinando primeiramente profissionais de saúde, passando em abril para os idosos com 65 anos de idade ou mais, mas sem suprimentos suficientes para todos até o momento. 

O país já recebeu cinco lotes de vacinas da Pfizer Inc. e de sua parceira BioNTech SE via aeroporto de Narita, em Chiba. 

Licença
Kono disse ainda que espera contar com a colaboração da classe empresarial para o que ele chama de “licença vacinal”, publicou a NHK. 

Algumas pessoas que já foram vacinadas tiveram uma reação chamada anafilaxia. Kono disse que todas as pessoas estão se recuperando bem. 

Então disse: "Estamos pensando em pedir a 'licença de vacina' no momento da inoculação e obter permissão para dizer 'por favor, descanse quando ocorrerem reações colaterais”. 
Fonte: Alternativa