O objetivo é reduzir acidentes, que têm sido um problema na capital de Aichi
A Assembleia Municipal de Nagoia (Aichi) aprovou um decreto lei que proíbe as pessoas de caminharem ou correrem nas escadas rolantes da cidade. Ou seja, os usuários serão obrigados a ficar parados enquanto sobem ou descem, inclusive os “apressadinhos”, informou a emissora local CBC nesta quarta-feira (15).Trata-se do primeiro decreto lei desse tipo em uma grande cidade. Ele entrará em vigor a partir de outubro de 2023.
O objetivo é reduzir os acidentes nas escadas rolantes, que têm sido um problema em Nagoia, onde 133 incidentes foram relatados em 2021.
Não há penalidades para o não cumprimento do decreto, mas a cidade espera que a nova medida aumente a conscientização e incentive as pessoas a usar as escadas rolantes com segurança.
A ideia foi recebida com reações mistas. Alguns moradores da cidade consideram uma medida de segurança razoável, enquanto outros questionam sua eficácia na prevenção de acidentes.
No Japão e em muitos outros países, incluindo o Brasil, existe uma regra social de ficar na escada rolante à esquerda ou à direita para permitir que os outros usuários com pressa tenham espaço para caminhar nos degraus.
Fonte: Alternativa