Os portadores de habilitação com tarjeta dourada são vistos como bons motoristas no país
As autoridades do Japão vão encurtar o procedimento para adquirir ou renovar a carteira de motorista dourada nos centros de habilitação ou nas delegacias de polícia, informou a emissora NHK nesta terça-feira (29).Atualmente, é preciso assistir a um vídeo de 30 minutos durante a renovação do documento, mas a Agência Nacional de Polícia vai adotar a partir do outono de 2021 um sistema que permite ao motorista ver o vídeo de casa, pelo computador ou smartphone.
Com isso, o tempo gasto no centro de habilitação ou na delegacia vai ser reduzido porque será preciso apenas preencher formulários, fazer exames de praxe, tirar foto e pagar a taxa de renovação.
A medida valerá para motoristas que já têm a carteira "ouro" ou para aqueles que vão obter o documento com a tarjeta dourada na próxima renovação depois que a medida entrar em vigor.
A carteira de habilitação dourada é emitida para motoristas que não cometeram nenhuma infração ou acidente de trânsito nos últimos cinco anos antes da data de validade.
O documento de pessoas com penalidade nos últimos cinco anos tem uma tarjeta azul. Durante a renovação, dependendo da gravidade da infração cometida, é preciso participar de uma aula com duração de até duas horas.
Os portadores de habilitação com tarjeta dourada são vistos como excelentes motoristas (yuuryou untensha / 優良運転者). Uma das vantagens do documento é obter desconto na taxa mensal do seguro opcional para veículos.
Mas quem comete alguma infração volta a ter o documento com tarjeta azul na próxima renovação.
Fonte: Alternativa