quinta-feira, 10 de maio de 2018

Japão abre inscrições de bolsas de estudo para brasileiros com ajuda mensal de ¥143 mil

Contemplados terão as passagens de ida e volta custeadas pelo governo
Bolsas MEXT

O Ministério da Educação do Japão (MEXT, em inglês) abriu inscrições para alunos brasileiros interessados em receber bolsa de estudos no Japão.

Os contemplados terão as passagens de ida e volta custeadas pelo governo e uma ajuda mensal a partir de ¥143 mil (com alguns acréscimos para estudantes de mestrado e doutorado).

As bolsas são focadas na realização de pesquisa em universidades japonesas, com possibilidade de fazer mestrado ou doutorado, mediante aprovação do projeto de pesquisa apresentado.

Os alunos interessados devem se inscrever até o dia 29 de maio para participar do processo seletivo. Os candidatos deverão fazer uma prova inscrita de inglês e japonês no dia 12 de junho e a avaliação irá considerar a nota mais alta do aluno. Há ainda uma entrevista marcada para o dia 29 de junho.

A segunda fase do processo seletivo, para os aprovados na entrevista, envolve envio de documentos e contato direto com a universidade japonesa que deseja estudar. Os aprovados poderão partir em abril de 2019 para dois anos de estudo ou em outubro de 2019 para um ano e meio de estudos no Japão.

As bolsas do MEXT oferecem curso de japonês nos primeiros seis meses no país, apenas para os alunos que possuam baixo conhecimento do idioma.

Os alunos interessados também devem cumprir alguns requisitos básicos para participar da seleção, como ter idade inferior a 34 anos e não ter nacionalidade japonesa.

Os interessados também devem ter nível superior completo ou formação prevista até junho de 2019. Para quem não domina o idioma japonês, é necessário ter conhecimento avançando da língua inglesa.

Veja mais informações sobre os requisitos e o processo seletivo na página da Embaixada do Japão no Brasil: br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/pesquisa.html.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário