terça-feira, 31 de março de 2020

Passageiros impedidos de entrar no Japão: sobe para 73 países

O governo anunciou na terça-feira que elevou para nível 3 o risco das doenças infecciosas de novos 49 países
Japão

Em meio à gravidade da disseminação do novo coronavírus o Ministro das Relações Exteriores, Toshimitsu Motegi, informou na terça-feira (31) que elevou para nível 3 o risco das doenças infecciosas, em relação a 49 países. Assim, esse número sobe para 73 no total.

Atualmente são 180 países com restrições de entrada nos seus respectivos aeroportos para evitar mais contágio. Cada um desses classifica em níveis de 1 a 3 para qualificar os riscos de contágio das doenças infecciosas.

O MOFA-Ministério das Relações Exteriores incluiu os Estados Unidos, Coreia do Sul, quase todos os países da Europa e parte da Ásia e América do Sul, incluindo o Brasil, nessa lista dos 49 países. Ele recomenda suspender a viagem para o Japão por um período ainda não determinado, pois a entrada não será permitida.

Motivo dessa decisão
Na terça-feira são mais de 760 mil pessoas infectadas em 176 países, no quadro da pandemia do Covid-19.

Além disso, a velocidade de propagação da infecção está se acelerando. Foram necessários mais de 60 dias para alcançar as primeiras 100 mil pessoas infectadas em todo o mundo. No entanto, acelerou para 11 dias até atingir 200 mil e 4 dias para chegar a 300 mil e, recentemente, houve aumento de 100 mil em apenas dois dias. Em alguns países, o número de mortes aumentou várias centenas todos os dias.

No Japão, nos últimos 10 dias a cada 4 novos casos um é de estrangeiro que entrou no país.

Por isso o ministério decidiu elevar o nível de risco para 3, além de subir para nível 2 todos os demais países de nível 1. Isso significa que as pessoas desses países devem evitar de viajar sem necessidade ou urgência.

Em breve os estrangeiros com visto de residência no Japão que passaram até 2 semanas nos seus países de origem também serão alvo de recusa de entrada.

Compreenda os níveis do risco de doença infecciosa
Esses 4 níveis são de padrão internacional, ou seja, adotado por todos os países para sua proteção.

  1. Nível de cuidado
  2. Interromper viagens desnecessárias
  3. Recomendação para não viajar (suspender a viagem)
  4. Recomenda de evacuação

Fonte: Portal Mie com MOFA, NHK e ANN

Nenhum comentário:

Postar um comentário